Deusa Salus

Deusa Salus

Ela vem da antiga Roma. É considerada  filha de Esculápio e é uma das deusas mais antigas da cultura Romana.  Salus vem do Latim e significa segurança, salvação e bem-estar e seu culto estava associado tanto ao indivíduo como ao Estado Romano, que era politeísta. O ritual de Salus acontecia em um dia todo de celebrações para o cidadãos romanos e do próprio império romano que rogava por proteção e prosperidade, irradiando a força de Roma e elevando a sua presença e poder.  A antiguidade e a importância de seu culto são atestadas pela cerimônia do Augurium Salutis  realizada todos os anos em 5 de agosto para a benção e prosperidade do estado romano.

augurium salutis é possivelmente anterior à deificação de SalusPor ter que ser realizado em um dia de paz, a guerra constante da república tardia causou sua interrupção, mas foi revivido pelo imperador Augusto. No império, a deusa apareceu como Salus Publica e Salus Augusti. Ela era regularmente representada em moedas como Hygieia, com patera e cobra sagrada, ou às vezes com espigas de grãos, símbolo de prosperidade.

Salus tem como símbolos um prato ritual (Patera) e uma cobra. Sua veneração vem de pelo menos o século VI a.C. Ela já foi comparada à deusa grega Hygieia, de onde vem a palavra higiene, em nosso vocabulário e de Salus, de onde vem a palavra saúde. Mais tarde como personificação foi incluída como Deusa do sistema de saúde do povo romano.

  Salus é também associada ao sal, que os romanos sabiam ter propriedades antissépticas, por isso o sal estava intrinsecamente associado à boa saúde. Era tradicional que os santuários domésticos, seguindo o caminho romano da espiritualidade, tivessem um local para sal, conhecido como salinum,  e uma oferta de sal parece ter sido parte integrante dos antigos ritos romanos.

Portanto Salus estava associada também as questões de ganhos (Salário) e portanto ao trabalho e a prosperidade, segue abaixo  a sua imagem cunhada em moedas antigas do tempo do Imperador Nero.

O culto à boa saúde e a prosperidade fazem parte da boa fortuna desde a antiguidade da humanidade, e, ainda hoje, fazem parte de nossas buscas e são incluídos com os ritos de “sal grosso” para espantar o que é mal e trazer leveza, boa saúde e  ganhos.

Bons augúrios é o que a Deusa já personificada em moedas e imagens pode trazer aos seus seguidores, as boas energias, os bons augúrios, deixando os maus agouros para traz e plasmando a boa sorte!

Brindemos:

Augurium Salutis !!

Deixe uma resposta