O Medo de que ela seja Capitu

Em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis deixa no final uma das maiores indagações sobre a fidelidade humana na figura da incivil, lasciva e impredizível Capitu: teria ela traído Bentinho ou não?

A devastação social e moral causada pela traição é infinitamente mais dolorosa e desmoralizante nos homens que nas mulheres. A realidade da traição na vida dos homens foi claramente sentida na pesquisa realizada pela maior agência de casamentos do Brasil,  a nossa A2 Encontros,  sobre relacionamento,  sexo e expectativas de homens e mulheres diante seus parceiros. A pesquisa foi realizada com 460 pessoas (40% homens e 60% mulheres).

Os homens temem mais serem traídos do que as mulheres.

A pesquisa mostrou que a maioria dos homens quer fidelidade enquanto as mulheres querem romantismo / amor. Esse resultado já era esperado, afinal, os homens estão assustados com a forma pouco feminina que a mulher moderna expressa sua independência e da forma insegura como se relacionam. A mulher deve transmitir sua independência sendo feminina, receptiva, ser boa ouvinte e sem tirania. Homens detestam mulheres mandonas.

Pode-se justificar esses comportamentos típicos relacionando-os com a biologia dos homens e das mulheres. Biologicamente os homens são para fora, o órgão genital é externo, já o órgão genital feminino é interno, para dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
Olá
Podemos ajudá-lo?