O Casamento não é para você?

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Este ano de 2013 trouxe algumas mudanças importantes para nossa reflexão na área dos casamentos…
Muitas matérias trazendo os levantamentos estatísticos do IBGE de 2012 para que a gente possa refletir e pensar… Afinal o casamento é para todos? As pessoas casam mais ou menos do que no passado?
Para mim que sou especialista em casamentos e matchmaker ha 21 anos as pessoas perguntam:
-Casamento saiu de moda ?

Pessoal, o volume de casamentos aumentou na ultima década no Brasil, quem não quer viver um grande amor , viver o sonho do casamento? A procura pelos nossos serviços só aumenta e percebo que acompanha o crescimento no País , veja os dados abaixo.

“A taxa de nupcialidade legal (número de casamentos para cada mil pessoas de 15 anos ou mais de idade) cresceu na última década, passando de 5,6‰ (por mil) em 2002 para 6,9‰ em 2012. O grupo de mulheres com 20 a 24 anos continua com a maior participação (30,0‰) no total de casamentos, mas o maior aumento ocorreu entre aquelas com 30 e 34 anos (de 11,5‰ em 2002 para 20,2‰ em 2012).
Já a taxa de divórcios (número de divórcios para cada mil pessoas de 20 anos ou mais de idade) foi de 2,5 ‰, a segunda maior desde 2002. Caiu o tempo médio transcorrido entre o casamento e o divórcio: de 17 anos, em 2007, para 15 anos, em 2012.”Fonte IBGE

Então aumentou o numero de casamentos no País , porém também aumentou o número de divórcios e diminuiu o prazo de validade dos casamentos. Está tudo mais rápido mesmo! Vejam que a faixa etária que as mulheres casam subiu 9% entre 30 e 34 anos! Sentimos mesmo isso na A2Encontros , temos muitas executivas, medicas, advogadas que enraizaram na carreira com afinco antes de procurar um par !
Mas se a faixa etária pra casamento das mulheres está em questão acima e a dos homens!?

“Em um a cada quatro casamentos, a mulher é mais velha que o homem
Apesar das mudanças no padrão etário, os casamentos em que o cônjuge masculino tem idade mais elevada são majoritários (76,0%). Entretanto, a proporção de casamento em que a mulher tem idade maior que a do homem é crescente, passando de 20,7% em 2002 para 24,0% em 2012, o que ocorreu em todas as grandes regiões do país.”IBGE

Vamos comemorar meninas, os noivos mais jovens saíram das telas de cinema e novelas e chegaram na casa e na cama da mulher comum!
Na A2Encontros aconselhamos para as mulheres que curtem a nova tendência , os nossos eventos! Em geral são mulheres enxutas e bem cuidadas que nem aparentam a idade que tem e durante os eventos podem ter a oportunidade de se apaixonarem num fim de semana dentro do Workshop Cara Metade!

“Em dez anos, percentual de recasamentos passou de 13,4% para 21,8%
Em 2012, os casamentos entre cônjuges solteiros ainda predominam, mas com tendência de decréscimo. Desde 2002 a redução foi de 8,4 pontos percentuais, passando de 86,6% para 78,2% do total de casamentos. Já os recasamentos vão no sentido inverso: de 13,4% em 2002 para 21,8% do total das uniões formalizadas em 2012.”

E para quem diz que quem provou do casamento nunca mais volta a se casar aí está a prova que esta crença popular não é verdade! Inclusive precisamos derrubar o velho conceito de que casamento acaba porque foi ruim, este conceito é ingênuo quando não é ignorante!
Quando a missão se cumpre, o relacionamento acaba e pode ter sido ótimo enquanto durou!

Mas o curioso deste ano para mim foi a matéria do blog Seth Adam Smith sob o título “Casamento não é pra você”onde a moça depois de 10 anos de romance com um grande amigo/ namorado de infância, resolve se casar com ele e permanece apenas durante um ano e meio na relação! Em poucas horas seu blog teve 26 mil visualizações e se encheu de comentários de pessoas que tinham a mesma sensação que ela. Perda de romantismo e pavor de assumir um compromisso de casamento nos moldes sociais antigos!

Daí pergunto , porque mudar uma relação de dez anos apenas por causa de um documento e uma festa? O que aconteceu ?
Noto que o principal para que o casar-mento dê certo é fazer os links e os acordos com o companheiro(a) antes de assinar os papéis e modelar a relação e a vida nos 7 níveis e dar continuidade a ela, não fazer da assinatura dos papéis e da festa um divisor de águas e sim fazer com que este momento fixe uma relação deliciosa e sagrada que conseguiram ter! Uma celebração do amor instituído!

Portanto meninas, vamos ler o livro Eles são simples e Elas são complexass e organizar nossas relações nos 7 níveis para que com isso possamos ter uma continuidade previsível e favorável depois da festa!
E agora eu te pergunto, vai conseguir construir uma relação nos 7 níveis,o casamento é pra você?
https://itunes.apple.com/br/book/eles-sao-simples-elas-sao/id675209551?mt=11[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.