DEUSA PELE

DEUSA PELE

 

 

Apresentamos a vocês a Deusa Pele. Ela é a Deusa Havaiana do Fogo, da dança e dos Vulcões. Mas de onde veio essa Deusa?

De um tempo imemorial que remonta às origens da colonização humana no pacífico e vindo da região da polinésia, vem essa Deusa que se destaca no panteão das Deusas e Deuses havaianos.

Ela nos remete  ao fogo da vida a ela são dedicados as oferendas de coroas de flores e frutos ofertados, em especial, ao vulcão Kilauea. O vulcão não é a personificação da Deusa, mas certas partes dele são relacionadas com a Deusa como fragmentos de pedra vitrificada que são chamados de “lágrimas de Pele”, Já a fumaça que sai dos buracos próximos à boca do vulcão são conhecidos como a “respiração da Deusa” e purificam a alma e o corpo dos que ali passam assim como preparam sua mente para as cerimônias religiosas de seu culto.

Essa Deusa enfrentou e sobreviveu ao processo de evangelização cristã do arquipélago do Havaí. O seu culto se manteve vivo e foi de certa forma reavivado no século XX.

Pele é uma Deusa personificada na força e na potência dos vulcões e na busca constante da revelação das relações dos polinésios e havaianos com as forças da natureza no circulo de fogo do pacífico.

Em diferentes histórias falando sobre a deusa Pele, ela nasceu de um espírito feminino chamado Haumea. Este espírito é importante quando se fala sobre os deuses do Havaí, pois descendia da Papa, ou Mãe Terra, e Wakea, Pai do Céu, ambos descendentes dos seres supremos. Pele também é conhecida como “Aquela que dá forma à terra sagrada”, assim conhecida por ser cantada em antigos cantos havaianos.

 

Além de seu papel como deusa do fogo e sua forte associação com vulcões, Pele também é considerada a “deusa do hula”, dança ritual havaiana. Representada nos tempos atuais por @adileia.tavares

 

@claudyatoledooficial

@adileia.tavares

Deixe uma resposta