Deusa Luz Íris

Deusa Luz Iris

Recebemos e reconhecemos agora uma deusa da antiga Grécia, dos primeiros tempos do Olimpo e das guerras entre Titãs e Deuses e Deusas.

Iris (Luz Iris) é representada por um arco-íris ou aparece como uma bela jovem donzela com asas em seus ombros. Como uma deusa, Iris está associada à comunicação, mensagens, arco-íris e novos empreendimentos. Essa personificação de um arco-íris já foi descrita como sendo um elo com os céus e a terra.

A Íris de nossos olhos, que contém a cor deles (azuis, verdes, castanhos, etc), é a parte que controla a quantidade de luz que entra nos olhos e é o que nos permite a adaptação ao meio luminoso e portanto, com o conjunto da visão, ver as cores como elas se apresentam no espectro solar. A Luz e a Iris se complementam na divindade e na possibilidade de vermos o Arco íris no céu em todo o seu esplendor.

Iris é retratada em pinturas como uma bela jovem com asas douradas, uma vara de arauto e, às vezes, um jarro de água na mão. Ela costumava ser retratada em pé ao lado de Zeus ou Hera.

Temos poucas referências ao seu culto, mas sabemos que sua história está ligada às origens da cultura Grega, aos cultos aos Deuses olímpicos. Ela conecta Deusas e Deuses levando suas mensagens e ao mesmo tempo mensagens deles com os homens. Ela já foi apresentada por antigos poetas gregos como Esposa de Zéfiro e mãe de Eros.

Alguns poetas descrevem Iris como o próprio arco-íris, mas Servius afirma que o arco-íris é apenas o caminho pelo qual Iris viaja, e que, portanto, aparece sempre que a Deusa quer, e desaparece quando não é mais necessário e é no final do seu caminho (Arco-íris), que você encontra a Deusa (o pote de ouro, a riqueza de sua presença).

A respeito da adoração de Iris, os poucos vestígios que chegaram até nós, indicam que os Delians (Habitantes de Delos) ofereceram a ela na ilha de Hecate, bolos feitos de trigo e mel e figos secos.

Luz Íris, a Deusa do Arco-íris nos trás o encantamento e as boas novas do mundo espiritual para o material, nos conecta com as promessas divinas e com o sentido da beleza em cada movimento da íris de nossos olhos que a miram sem querer parar de olhar e a seguem pelos caminhos coloridos que unem luz e água, céu e terra e se entrelaçam num elo mágico com a humanidade.

One thought on “Deusa Luz Íris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.